Os 6 melhores e piores motores de busca: saiba qual utilizar

1411
0
Share:

Os melhores e piores motores de busca podem surpreender o leigo. Isso porque, ainda que certas opções sejam conhecidas no mercado, não significa que sua qualidade corresponde a sua fama.

Mas, afinal, o que são mecanismos de busca? Quais deles são os buscadores mais utilizados na internet? 

Confira todas as respostas a seguir!

O que são motores de busca?

Na sua definição essencial, um motor de busca é um software acessado pela internet que pesquisa, através de uma base de dados, informações seguindo a consulta realizada pelo usuário. 

O motor disponibiliza uma lista de resultados que se encaixam com o que o usuário está procurando. Hoje, existem muitos mecanismos de busca pela internet, cada um com suas capacidades e características. 

Para acessar um site de busca na internet, o usuário pode usar um navegador em seu computador, smartphone, tablet ou outro dispositivo. 

Atualmente, a maioria dos novos navegadores usam um “omnibox”, uma caixa de texto no topo do navegador. O omnibox permite ao usuário digitar uma URL ou alguma busca específica. Também é possível acessar, diretamente, a página principal de um dos motores de busca para fazer uma pesquisa. 

Para que serve um motor de busca na internet?

Pesquisando dados na sua própria base, o motor de busca mostra uma lista de resultados usando algoritmos de pesquisa que, por sua vez, exibem referências correspondentes ao que o usuário digitou na barra de pesquisa do mecanismo.

Ou seja, ele é como um mapa enciclopédico da internet. Quando você faz a busca, o motor mostra os resultados mais apropriados, com os links que direcionam para os sites que supostamente contêm o conteúdo que você está buscando. 

Por indexarem um grande número de sites disponíveis na internet, os motores de busca servem para facilitar o acesso e a navegação do usuário pela rede. 

E como funcionam os motores de busca? 

Por norma, os dados são coletados através de um rastreador que escala e visita cada página da internet, recolhendo sua informação. Depois, os dados contidos na página são processados e indexados. 

Finalmente, os dados coletados são usados para ranquear as páginas no motor de busca. 

 

Os 3 melhores motores de busca em 2022

  • Qwant – uma das melhores opções

O Qwant é um motor de pesquisa privado operado na França que vem ganhando proeminência. Uma de suas características cruciais é a garantia da privacidade dos seus usuários

Isso ocorre através da entrega dos melhores resultados possíveis sem tentar desvendar quem está pesquisando ou o que está sendo pesquisado. 

As pesquisas são criptografadas, garantindo que terceiros não possam descobrir o que está sendo buscado. Além disso, as páginas são indexadas sem qualquer discriminação, ou seja, o Qwant não prioriza sites específicos em seus resultados de pesquisa. 

O motor de busca também não é tendencioso quanto a critérios políticos, econômicos ou sociais.

  • DuckDuckGo – conta com privacidade máxima

O DuckDuckGo foi fundado em 2008 visando fornecer um motor de busca baseado em respostas, não listas de sites associados

Por isso que, até hoje, os resultados de pesquisa do DuckDuckGo fornecem “respostas instantâneas” às pesquisas feitas

Um fator importante nesse motor de busca é que ele não rastreia nenhum endereço IP dos usuários, tampouco recorre a cookies nos perfis

Através do navegador Tor, o DuckDuckGo oferece também uma pesquisa quase completamente anônima.

A ferramenta busca resultados de uma coletânea de mais de 400 fontes, incluindo seu próprio rastreador de pesquisa, assim como Bing, Yahoo e Search BOSS. 

  • Startpage – uma versão mais privada do Google

Comparada ao motor de pesquisa do Google, a Startpage funciona como uma alternativa mais segura ao gigante de buscas online

O motor de busca vai parecer familiar na superfície, com um perfil que lembra o Google, mas o que ocorre nos bastidores é um pouco diferente. 

A Startpage usa o seu próprio endereço IP para acessar sites de terceiros. Ao fazer isso, esses sites veem apenas o próprio motor de busca, sem coletar nenhum dado sobre a localidade dos usuários. 

Além disso, a ferramenta também não armazena nenhuma informação sobre o que você pesquisa.

 

Os 3 piores motores de busca em 2022

  • Bing – ultrapassado e com grandes problemas

Dentre os buscadores mais utilizados na internet no mundo, o Bing ocupa a segunda colocação

Atualmente, o navegador pertence e é operado pela Microsoft, tendo sua origem nas máquinas de pesquisa MSN Search e Windows Live Search. 

Contudo, alguns fatores deixam o Bing em desvantagem quando comparado aos outros, principalmente com sua concorrência principal: seus resultados para notícias são irrelevantes e limitados, sua pesquisa de viagens é insuficiente e as listas disponibilizadas não são completas como as do Google.

Além disso, a ferramenta traz um retorno de pesquisa com desinformação e erros num nível significativamente mais alto quando comparado ao concorrente. 

  • Yahoo – básico em relação a outras opções

O Yahoo foi lançado em 1994 e é um dos nomes mais antigos da internet, além de ser um dos mecanismos de busca mais populares. Ele também oferece um serviço de e-mail para os usuários. 

O algoritmo do Yahoo, contudo, não é tão bom quanto o mecanismo de pesquisa do Google em discernir conteúdos de qualidade de spam. 

Isso faz com que, frequentemente, sites que alcançam primeiro lugar em palavras-chave competitivas no Google apareçam em 60° lugar ou abaixo no Yahoo (e no Bing também). 

Na prática, o algoritmo do Yahoo é mais fácil de ranquear um spam, o que acaba dificultando o trabalho de ranqueamento para negócios legítimos. 

  • Lycos – coleta muitos dados

Lycos é uma ferramenta de busca muito antiga, oriunda dos anos 1990. O site ainda existe hoje, e funciona de um jeito normal para motores de busca, trazendo resultados aceitáveis e medianos para pesquisas comuns. 

Talvez o que mais impressione no Lycos é que ele ainda está por aí. Mas, como outros mecanismos de busca, o Lycos coleta muitos dados, como seu IP, navegador e plataforma. 

Isso o torna uma péssima opção para quem busca privacidade e algoritmos que acompanhem a velocidade do mercado. Se o Bing é, de certa maneira, ultrapassado em alguns aspectos, o Lycos fica ainda mais para trás.

Qual é o mecanismo de busca mais famoso do mundo?

A resposta é óbvia e você já deve saber: o Google. Com mais de 91% de participação no mercado mundial, o Google é um concorrente insuperável, pelo menos até então, ocupando o primeiro lugar da lista com tranquilidade. 

A maioria das pessoas usa o Google como motor de busca porque o seu algoritmo continua sendo excelente para fornecer os melhores e mais relevantes resultados. 

O algoritmo do Google inclui centenas de fatores de ranqueamento que trabalham com uma inteligência artificial, favorecendo também os conteúdos mais recentes. 

É possível encontrar diferentes resultados no Google, com imagens, notícias, vídeos, compras, mapas, livros, voos e finanças. Além disso, a pesquisa por voz também está presente na ferramenta. 

O Google também desenvolveu muitos serviços interessantes, como Google Mail, Google Maps, Google Plus, Google Drive, Google Photos e Google Tradutor. Todos os dispositivos do sistema Android usam os serviços Google, o que também contribui para um uso massivo desse gigante digital. 

Melhores e piores motores de busca para estudantes

Além dos mecanismos citados, existem outros que são úteis, especialmente, para estudantes e pesquisadores. O Google Scholar, por exemplo, é um dos mecanismos de busca gratuitos que possibilitam pesquisas desenvolvidas especificamente para estudantes. 

Ele também foca em materiais acadêmicos, com fontes que se baseiam numa larga porção de fontes. 

O iSeek é outra ferramenta muito usada, sendo uma das melhores para estudantes e professores. É uma plataforma inteligente, de confiança e segura para pesquisas acadêmicas e escrita de artigos. 

Ela foi desenvolvida para a academia, sendo possível encontrar recursos relevantes e de credibilidade. 

Em terceiro lugar, listamos o Microsoft Academic Research. Ele indexa uma grande variedade de revistas científicas e publicações de pesquisa, com assuntos como engenharia, ciência computacional ou biologia.

A ferramenta possui ainda mais de 47 milhões de publicações escritas por mais de 20 milhões de autores. 

Qual a importância de conhecer motores de busca?

Na era da informação, onde temos todo tipo de tecnologia a um curto alcance, é fácil encontrar diversas fontes de dados por aí. O conteúdo está, literalmente, a apenas um clique dos nossos dedos. 

Mas, você precisa saber onde buscar pelas informações e quais ferramentas estão disponíveis para busca. Dito isso, você pode escolher um motor de busca segundo as suas necessidades. 

Para algoritmos de ranqueamento, sem dúvidas as opções mais populares se destacam, já que indexam uma quantidade abundante de sites e são as mais conhecidas no mercado. 

Todavia, para os que prezam pela própria privacidade, existem outros motores de busca que certamente funcionam melhor.

Há ainda ferramentas voltadas para uso específico, como os motores voltados para o meio acadêmico. 

Conclusão

Mesmo que haja uma vasta quantidade de opções para decidir qual será o seu motor de busca preferido, isso não significa que o fator da privacidade será uma garantia. 

Como explicamos, nem todas as ferramentas de busca protegem seus dados pessoais, tornando recomendável o uso de uma VPN.

Com o uso da NordVPN, por exemplo, você não só terá sua identidade protegida, como também poderá acessar conteúdos de streaming na web.

Share: